Logo GPC Química

A Empresa

Apresentação

Com sede no Rio de Janeiro, a GPC Química é uma empresa brasileira com mais de 60 anos de história. Produtora de resinas termofixas e formol, configura-se como um dos principais líderes do mercado nacional, com presença e atuação expressiva nos países do Mercosul.

Estrategicamente, a companhia conta com duas unidades produtoras localizadas nas cidades de Araucária/PR e Uberaba/MG, totalizando mais de 300 mil m², onde são fabricadas resinas termofixas e produtos auxiliares para a indústria de painéis de madeira reconstituída, MDF, MDP, OSB e Compensados, além de resinas e aditivos especiais para aplicações específicas.


História

Fundação da Synteko

Em Gravataí/RS, início da comercialização do Synteko no Brasil

1954

Inaugura 1º fábrica de Formol em Gravataí/RS

Início da fabricação de formol, matéria-prima para produção de resina ureia-formol, base dos produtos da marca Synteko.

1965

Inauguração da Prosint no RJ

O Grupo Peixoto de Castro ingressa no ramo petroquímico com a produção de metanol, matéria-prima para fabricação de formol

1971

O GPC assumiu o controle acionário da Synteko

O Grupo estrutura seu processo de verticalização adquirindo a Synteko, empresa especializada na produção de resinas e formol

1973

Inaugurada a planta de Araucária/PR

Atendendo ao mercado madeireiro do Paraná, o Grupo inaugura a unidade de Araucária/PR.

1999

Inaugurada a planta de Uberaba/MG

Visando atender a demanda madeireira, a Empresa expande sua atuação na região Sudeste com a inauguração de sua unidade em Minas Gerais.

2001

Formação da GPC Química

Ocorre a partir do processo de incorporação da Prosint (fabricante de metanol) pela Synteko (produtora de resinas termofixas e vernizes).

2008

Paralisação da planta de Metanol - Foco em Resinas

Priorizando o foco na produção de Resinas, a planta de metanol foi desativada no Rio de Janeiro/RJ.

2013

Expansão da planta de Araucária/PR

Ampliação de sua capacidade produtiva, com a conclusão da instalação da 3ª planta de formol e de um novo reator.

2015

Missão, Visão e Valores

Missão

Fornecer soluções químicas na cadeia de derivados do metanol e resinas termofixas, com reconhecimento pela qualidade e eficiência tecnológica, baseada em modelos de negócios competitivos, sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Visão - 2021

Ser a principal escolha de fornecimento de resinas termofixas no Brasil para o mercado de painéis de madeira, pelo reconhecimento de sua tecnologia e confiabilidade no fornecimento de qualidade e eficiência, atingindo uma produção anual de 400 mil toneladas, com participação crescente e sustentável de novos produtos e mercados derivados da cadeia do metanol e resinas termofixas.

Valores

  • Ética: Conduzir nossas relações profissionais internas e externas de maneira estritamente ética, íntegra e transparente.
  • Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades:  A saúde e segurança de todos os envolvidos em nossas operações são prioridade. Somos comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a saúde e segurança das comunidades onde estamos, de forma que não sejam afetados por nossas operações.
  • Orientação a resultados: Direcionar ações para atingir os resultados esperados.
  • Pessoas: Respeitar e valorizar as competências e o desempenho das pessoas, incentivando o trabalho em equipe, reconhecendo méritos e promovendo o desenvolvimento.

Diferenciais

Tradição e reconhecimento do mercado – A GPC Química é reconhecida por sua tradição e know-how no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades específicas de seus clientes e aos requisitos de qualidade e eficiência.

Posição geográfica – As unidades produtivas da GPC Química estão estrategicamente localizadas para atender de forma eficaz aos seus clientes;

Tecnologia – A GPC Química tem parcerias firmadas com empresas globais de tecnologia para indústria de resinas e painéis de madeira reconstituída. Possui a infraestrutura e os conhecimentos necessários para atender os desafios tecnológicos e as tendências do mercado.

Atendimento e Assistência Técnica – Além da tecnologia aplicada no desenvolvimento de seus produtos, a GPC Química busca agregar valor através do atendimento diferenciado e de suas equipes de assistência técnica, contando com suporte internacional, visando soluções que atendam as demandas do mercado e melhorem o desempenho de seus clientes.


Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Atuar na promoção da Saúde e na proteção do ser humano e do Meio Ambiente mediante identificação, controle e monitoramento de riscos, adequando a segurança de processos às melhores práticas e legislações pertinentes, mantendo-se preparada para emergências, e dando continuidade ao processo de forma segura.